Maior cooperativa de café do mundo anuncia investimentos em Patrocínio



O Prefeito Deiró Marra participou na noite de ontem (7) do 12º Encontro Regional da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), que aconteceu no Salão de Festas do Rotary Brumado dos Pavões.  Realizado anualmente pela entidade, o evento da última noite foi marcado por um importante anúncio realizado pelo seu presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, que sob aplausos dos presentes contou que um terreno de 12 hectares, recém adquirido na BR 365, após o acesso do Frigorífico Aliança, irá receber as instalações da Cooxupé Patrocínio. Com investimentos previstos entre R$ 15 a 20 milhões, as obras no local devem se iniciar a partir do próximo ano, e, após prontas, a entidade contará com uma grande estrutura com lojas, área administrativa, armazém fitossanitário, armazém de café, depósito de calcário, entre outros.


Agradecimento
O Prefeito Deiró Marra ressaltou que o investimento da Cooxupé em Patrocínio mostra antes de tudo o respeito da entidade com o município. "Quero agradecer à diretoria da Cooxupé, saibam que em Patrocínio estamos de braços abertos, prontos para recebê-los, esperamos que vocês possam aqui fincar raízes, se tornando uma árvore frutífera que cresça muito, somos a capital mundial do café, temos uma produtividade enorme e realmente vivemos esse grão em todos os nossos setores econômicos, e por isso eu tenho certeza que a história da Cooxupé começa um novo capítulo na noite de hoje" destacou.
Novas instalações
Durante o pronunciamento o presidente da Cooxupé relatou que a ideia de construir uma estrutura em Patrocínio era antiga, e que agora surgiu a oportunidade. “É um prazer para essa cooperativa estar presente neste que é o maior município produtor de café do Brasil, nós queremos levar a Patrocínio a oportunidade de gerar aqui uma estrutura física com lojas de insumo, assistência técnica e também trazer armazenamento de café, além lógica da comercialização, gerando uma segurança maior aos nossos cooperados, há tempos já estudávamos construir essas  instalações e agora chegou o momento correto, encontramos uma área boa, com uma ótima localização para a nossa logística, "disse.
Maior cooperativa de café do Mundo, a Cooxupé tem 14 mil cooperados e responde atualmente pela armazenagem, beneficiamento e comercialização de cerca de 15% da produção nacional e 20% da estadual de café arábica. Em Patrocínio a cooperativa conta com 200 cooperados entre pequenos e médios produtores, e tem a expectativa de que esse número chegue a 500 nos próximos 2 anos. Instalado na Av. General Astolfo Ferreira Mendes, ao lado da Leste de Minas, no Bairro Morada do Sol, a Cooxupé tem hoje 7 colaboradores na cidade.
ASCOM/PMP/Foto Divulgação