segunda-feira, 13 de março de 2017

Representantes da Secretaria Municipal de Educação participam do 1° Encontro do PACTO na UFU


Na sexta (10) aconteceu em Uberlândia na UFU o 1° Encontro do Pacto (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) 2017. A Secretária Municipal de Educação Priscila Beatriz Borges Pereira Castro, o Coordenador de Planejamento e Gestão da Educação Natanael Diniz e a Coordenadora do Apoio Pedagógico Elisabete Aparecida estiveram presentes.
O encontro teve início pela manhã com uma receptiva acolhida, e logo após o Pró Reitor de Extensão e Cultura da UFU Hélder Silveira fez uso da palavra e comentou sobre a importância do PACTO no contexto da educação dos municípios envolvidos. Mais de 90 municípios estiveram representados por seus secretários, coordenadores e professores. E ainda comentou sobre a situação política e econômica que o Brasil enfrenta, e frisou que a união de todos que fará que as lutas da educação sejam permanentes ao debate e ao diálogo na solução dos problemas.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi instituído pelo Governo Federal por intermédio do MEC e tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças até os 08 anos de idade em todo território nacional. Sendo sua principal função a formação continuada de professores alfabetizadores.
O município de Patrocínio já aderiu ao PACTO em anos anteriores, porém no ano passado não houve essa participação. Segundo a Secretária Municipal de Educação Priscila Castro esse momento foi muito importante, pois podemos demonstrar a toda Coordenação Geral do PACTO nosso interesse em manter essa parceria e formar continuamente os professores para que possam realizar seus trabalhos educacionais de forma integrada e contínua.
A coordenadora geral do PACTO a professora Drª Marília Villela de Oliveira enalteceu esse encontro e relatou de forma sistemática toda a dinâmica que envolve essa formação continuada e seus impactos na alfabetização das nossas crianças.
Durante todo o encontro foi apresentado por diversos professores às situações que envolvem o PACTO e como os municípios devem executar as propostas de trabalho com formação continuada e que a UFU vai capacitar os coordenadores do programa para a execução nas cidades que aderirem ao plano.
Assim, esse encontro possibilitou uma reflexão permanente e que deve gerar efeitos nos processos de formação continuada dos professores o que vai acontecer em Patrocínio nessa nova gestão municipal de educação.
ASSCOM - Prefeitura Municipal de Patrocínio