Fora desde o duelo contra o Las Palmas, válido pela sexta rodada do Espanhol no dia 26 de setembro, Messi teve de ficar de fora do clássico entre Argentina e Brasil, que acontece nesta quinta-feira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em 2013, pelas quartas de final da Liga dos Campeões contra o PSG o camisa 10 já havia antecipado seu retorno para ajudar a equipe catalã, abandonando sua recuperação do bíceps femoral.
Lionel Messi demonstra uma nobre atitude ao assumir riscos em prol da equipe, entretanto, sua teimosia não é vista com bons olhos dentro do Barcelona. Sequelas podem surgir após forçar um retorno antecipado, o que agravaria sua lesão e teria de afastá-lo novamente dos gramados por tempo indeterminado, fazendo com que a equipe tenha que continuar se superando sem sua peça chave.
Para participar do clássico, Messi iria ter a oportunidade de realizar apenas dois treinamentos com o resto da equipe, o que é pouco para o craque chegar 100% ao confronto. A projeção do departamento médico era que o argentino voltasse aos gramados na partida contra o Villanovense, pela Copa do Rei, que não exigiria tanto esforço do jogador, e, posteriormente, contra o Valencia, fora de casa, um duelo mais complicado que acontecerá apenas no dia seis de dezembro.