Índice de infestação da dengue mostra apenas 0,5%


 Risco baixo  para a transmissão e epidemia da doença.


O Governo Municipal de Patrocínio vem a público esclarecer sobre as informações divulgadas no Jornal Hoje em Dia, no dia 12 de novembro, sob o título “Vinte e seis cidades mineiras em alerta contra infestação da dengue”, da jornalista Ana Lúcia Gonçalves, na qual afirma que o município de Patrocínio está entre as cidades do Estado em alerta por causa da infestação do mosquito da dengue, com um índice de 2,4%. Os dados, segundo a jornalista, são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).




Entretanto, segundo explicou Gilberto Martins, referência epidemiológica do município, Patrocínio registra um índice de apenas 0,5%, tendo havido um erro de digitação da SES.

A própria matéria publica a afirmação: “Patrocínio, que aparece no gráfico da SES com 2,4% de infestação, registraria, na verdade índice de 0,5%. Segundo o Gilberto Martins, referência epidemiológica do município, houve erro de digitação. “Nossa situação é de tranquilidade, mas de constante combate”, diz.

O equívoco foi confirmado em nota pela Superintendência Regional de Saúde/Uberlândia (SRS) – que solicitou a retratação e correção por parte da SES nos dados do Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti- LIRAa.

O Secretário Municipal de Saúde, Wesley Faber Romão apresentou dados oficiais (encaminhados a SES e SRS) de janeiro a outubro de 2014, apontando apenas 24 casos confirmados, consolidando um índice geral de 0,5% - resultado este que indica baixo risco para a transmissão e epidemia da doença.

Medidas de combate

Diariamente os cinquenta Agentes Municipais de Endemias realizam o trabalho de fiscalização e prevenção em todas as regiões, inclusive nos distritos da área rural. As residências, lotes e estabelecimentos comerciais são vistoriados e as famílias orientadas a manterem o local limpo sem recipientes abertos que possam servir de foco do mosquito.

Escrito por Ascom-PMP /divulgação RP

Postagens mais visitadas deste blog

Neste domingo em Patrocínio aconteceu um mega encontro de praticantes de paintball

Atrações da Expopatrô 2012 está praticamente definido

Comando do Cerrado apresenta esporte novo na cidade