Padaria do interior paulista faz testes de entrega de pães com drones

A Amazon pode estar na vanguarda da ideia, mas as entregas rápidas feitas com drones já chegaram ao Brasil e estão em fase de testes no interior de São Paulo. A responsável por isso é a padaria Pão to Go, que começou a fazer entregas próximas à loja em São Carlos (232 km de São Paulo).
As entregas feitas pelo drone da Pão to Go podem ter até 3,5 kg e, por enquanto, cobrem um raio de 1km da padaria. A rede tem franquias em diversas cidades do interior paulista e espera-se que todas elas consigam efetuar as entregas com as aeronaves não-tripuladas; junto com a compra do drone, o franqueado irá receber o treinamento necessário para operá-lo.
drones pao to go
O dono da empresa, Tom Ricetti, se mostra confiante quanto ao uso dos drones, que está em fase de testes até maio. “Acredito firmemente que o nosso projeto entrará em funcionamento, até por uma questão de custo: é muito mais barato entregar com drone do que com motoboy”, compara Ricetti. “Vou mais longe: acredito que em um futuro próximo as pessoas terão o próprio drone para buscar pão, remédio, pizza ou qualquer outra coisa”, imagina.
Ele reconhece que, nas áreas urbanas, há problemas a serem contornados, como prédios e fios elétricos. Para evitá-los, sua intenção inicial é focar na entrega em condomínios fechados e casas, inclusive por questões de segurança: Ricatti acredita que as chances de roubo dos drones são menores assim.
Há ainda a questão da legislação: a Anac não tem nada definido no que diz respeito aos drones, mas, por enquanto, diz que é proibido o uso de drones que não sejam para pesquisas; voar com eles dentro de espaços urbanos ou para fazer vendas é vetado.
Comparando com o caso da Amazon Prime Air, que é o mais conhecido até agora, a situação é semelhante: falta o OK da FAA (Administração Federal de Aviação, com tradução nossa) para que a empresa de Jeff Bezos comece a enviar seus robozinhos pelos céus. A Amazon espera começar a fazer entregas com drones em 2015.
Voltando para o Brasil, a regulamentação da Anac deve sair até o final do ano. Será que também teremos entregas no Brasil com drones no ano que vem?
Com informações: UOL Economia

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).