Casamento e ganho de peso: aspectos cognitivos e comportamentais

Psicólogo Alan Valadares Xavier
CRP 04/40310


Algumas pessoas me enviaram emails pedindo para falar sobre aspectos psicológicos no casamento e ganho de peso. É comum ouvir comentários que toda pessoa que casa engorda, será que tal afirmação tem algum fundamento? Vários fatores contribuem para o ganho de peso depois do casamento, mas o que vai ser abordado nesse tópico hoje são os aspectos cognitivos e comportamentais.
Quando a pessoa se casa ocorre uma mudança no estilo de vida, surgem muitas responsabilidades e compromissos financeiros que não existiam na vida de solteiro, administrar um lar, trabalhar fora entre outras tarefas podem gerar ansiedade e com isso alguns casais acabam descontando a ansiedade na comida.
Em relação a parte comportamental casais que trabalham fora o dia todo costumam comer lanches rápidos, e alimentos gordurosos o que facilita o acúmulo de gordura e ganho de peso. Alguns casais ainda chegam em casa muito tarde e se alimentam antes de dormir, o que também gera gordura já que o organismo fica mais lento enquanto a pessoa dorme.

 Fatores como o excesso de compromisso também pode ser o grande inimigo do casal fazendo que o mesmo não tenha tempo para praticar uma atividade física, deixando de lado até mesmo o cuidado com a estética que tinham antes do casamento. 

A ansiedade gerada pelo excesso de compromissos e responsabilidades ao contrário que muita gente pensa pode fazer tanto o homem quanto a mulher engordar.

Dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental o terapeuta trabalha com a reestruturação cognitiva onde é ensinado ao cliente como identificar e modificar seus pensamentos disfuncionais que geram ansiedade.   

Trabalha-se na parte comportamental com a mudança do estilo de vida, levando o cliente a ter uma vida mais organizada e saudável.

Na terapia é reforçada ainda importância da atividade física, acompanhamento com Nutricionista, auto imagem e auto estima, etc. Aprender a identificar e lidar com os pensamentos que levam ao impulso de comer é o melhor caminho para chegar ao emagrecimento e manter-se magro. Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer com seu cônjuge.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma grande aliada para casais que querem melhorar sua qualidade de vida. 

Para dúvidas e sugestões de temas envie um email para alanvx2@hotmail.com com certeza sua participação será bem vinda!




Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).