Perdendo Peso : Pouco calórico e rico em fibras, o abacaxi é um aliado da boa alimentação


Uma fruta muito citada no consultório é o abacaxi, porque é muito relacionada ao seu fator diurético, ou seja, ajuda a pessoa a não reter excesso de líquido no organismo e, com isso, aumentar o peso.
É uma fruta refrescante e muito apreciada na culinária, pode ser considerada versátil, pois é usada em preparações doces como salgadas. 100 g de abacaxi fornecem cerca de 50 cal, o que representa poucas calorias. Assim, pode ser uma boa opção de sobremesa ou como lanche entre as refeições.
Rico em potássio (usado prevenção de câimbras), magnésio (importante para a atividade da contração do músculo cardíaco, alivia os sintomas da TPM), cálcio (importante para a prevenção da osteoporose, controle da pressão arterial, contratilidade muscular – a falta de cálcio, assim como a de potássio, pode levar a câimbras), ferro (importante para a prevenção da anemia ferropriva, e como tem a vitamina C o ferro é melhor absorvido), vitaminas A,  B1 e C (vitamina C é um antioxidante importante para o combate de radicais livres que se acumulam no organismo , deixando mais suscetível a doenças cardiovasculares e câncer).
Fornece fibras (celulose) que ajudam na formação do bolo fecal e no funcionamento do intestino. Isso só ocorre quando o abacaxi é comido in natura ou em sucos sem coar.
Rico em bromelina (enzima que tem atividade sobre a digestão da alimentos proteicos e ricos em gordura), ajuda na digestão, por isso se diz que é um alimento digestivo! Existe um mito de que comer abacaxi emagrece, devido à presença da Bromelina, pois algumas pessoas falam que como a bromelina digere a gordura, ela vai queimar esta gordura. Apesar dessa “lenda”, fique atento, pois nenhum alimento queima gordura!
Roseli Ninomiya