O Barcelona recebe o Real Madrid nesta terça-feira em Camp Nou

MADRI, 25 Fev 2013 (AFP) -  O Barcelona  joga a partida de volta das semifinais da Copa do Rei, com a vantagem de poder empatar sem gols após o empate em 1 a 1 na ida no estádio Santiago Bernabéu, no primeiro capítulo de uma saga de clássicos que prometem ser explosivos.

Os dois 'Gigantes' do futebol espanhol voltam a se enfrentar no sábado, pela 26ª rodada do campeonato local.

O Real inicia um sequência importantíssima, já que depois destes clássicos, enfrenta na próxima semana o Manchester United em Old Trafford pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Como aconteceu na semifinal da Copa do Rei contra o Barça, o time da capital ficou com a obrigação de fazer pelo menos um gol por ter empatado em 1 a 1 em casa na partida de ida. 

Terceiro colocado a 16 pontos dos catalães no Campeonato Espanhol, o Real corre o risco de passar em branco nesta temporada se for eliminado nos dois confrontos de mata-mata.

Isso aumenta a pressão sobre técnico português José Mourinho, que já enfrenta muitos problemas internos com fortes tensões no vestiário.

"O ambiente é normal. Todo mundo quer disputar este tipo de partida. Estamos preparados, queremos que os jogos de Barcelona e Manchester cheguem logo. Prefiro muito encarar esse tipo de dificuldade do que ter que disputar jogos sem tensão", comentou o treinador.

Mesmo neste contexto complicado, o Real tem suas chances diante de um time que precisa recuperar a confiança após sofrer seu primeiro grande baque da temporada ao perder por 2 a 0 para o Milan em San Siro na semana passada, na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões.

Antes disso, o Barça era absoluto em todas as competições que disputava, com o craque argentino Lionel Messi voando e quebrando todos os recordes.

Em Milão, o melhor jogador do mundo teve uma atuação apagada e toda a equipe mostrou sinais de desgaste físico.

No último sábado, os catalães suaram para derrotar o Sevilla de virada por 2 a 1, e Messi fez o gol da vitória, seu 38º em 25 jogos no campeonato.

"Temos que jogar no nosso melhor nível contra o Real, seria um grave erro esperá-los no nosso campo de defesa. Temos que partir para cima e buscar a vitória para garantir a nossa vaga para a final", declarou o argentina no domingo em entrevista à televisão oficial do clube. 

Para o jogo desta terça-feira, o auxiliar técnico Jordi Roura, que comanda a equipe na ausência de Tito Vilanova, que está tratando um câncer em Nova York, poderá contar com David Villa.

O atacante, que não estava em San Siro porque ainda estava se recuperando de uma cólica nefrética, voltou a jogar no sábado e fez o gol de empate contra o Sevilla.

Um dos maiores problemas do Barça diante do Milan foi a ausência de um jogador capaz de buscar espaços diante de uma marcação muito apertada, o que pode ser solucionado com Villa ou com o jovem meia Cristian Tello, que teve uma ótima atuação no sábado.

Já o Real também vem de uma vitória de virada por 2 a 1, sobre o lanterninha Deportivo La Coruña, com uma boa atuação do brasileiro Kaká, que fez um gol e iniciou a jogada do segundo.

O meia deve disputar uma vaga no time titular com o argentino Angel Di Maria, que foi bastante irregular nas últimas partidas.

Enquanto Messi jogou os 90 minutos com o Barça contra o Sevilla, o maior destaque do Real, o português Cristiano Ronaldo, foi poupado por Mourinho e entrou apenas no segundo tempo do duelo com o Deportivo.

O treinador português também deve poder contar com o volante Xabi Alonso, que está se recuperado de um problema no púbis.

cle/pm/lg/mr
esporte.uol

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).