Pesquisadores do UNICERP registram a ocorrência do Caranguejo-vermelho no Parque Florestal de Patrocínio (Caxuana S/A reflorestamento) as margens da represa de Nova Ponte

A Caxuana S/A Reflorestamento empresa que possui 31.000 ha de terras próprias, com áreas de efetivo plantio somando 21.000 ha, reflorestados e manejados de forma a manter disponibilidade crescente e sustentável de produtos florestais; está localizada no município de Nova Ponte. O Parque Florestal de Patrocínio, localizado no município de Patrocínio (povoado de Lajinha) é uma de suas áreas de reserva com aproximadamente 5.000ha. Desde 2005 a Caxuana S/A Reflorestamento mantém parceria com o UNICERP  – Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio onde são desenvolvidos programas de pesquisa para o desenvolvimento sócio-ambiental do parque; alunos de iniciação científica e professores pesquisadores realizam atividades voltadas para identificação e preservação da fauna, flora, conservação do solo, trabalhos hidrológicos, dentre outras.

O caranguejo-vermelho(Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861) pertencente ao filo Arthopoda, classe crustácea, subclasse brachyura e ordem decapoda. É um caranguejo de água doce com ampla distribuição geográfica na região central da América do Sul. No Brasil esta espécie ocorre no Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Sua ocorrência em Minas Gerais foi relatada pelo pesquisador Valter Monteiro de Azevedo-Santosna cidade de Furnas, como o primeiro registro da espécie no estado. A professora Ms. Maria de Fátima e os alunos de iniciação científica do curso de Ciências Biológicas do UNICERP, Gabriel da Costa Inacio e Matheus Francisco Osório, nesse trabalho inicial relataram o primeiro registro desta mesma espécie no Parque Florestal de Patrocínio, o que sugere o segundo registro para o estado de Minas Gerais.





Vista da margem da represa (Foto: Maria de Fátima); pegadas;o caranguejo-vermelhoe fêmea encontrada em galeria próximo à margem da represa (Fotos: Gabriel da Costa Inacio).

Apesar da importância do caranguejo-vermelho em córregos e represas, ondeé considerado um importante integrante de muitas cadeias tróficas, tanto como processador da matéria orgânica, como presa para diversas espécies de peixes; poucos estudos abordam aspectos de sua biologia, particularmente sobre seu crescimento e dinâmica populacional. Como existe pouco relato da ocorrência do caranguejo-vermelhoem Minas Gerais, em especial em Patrocínio, o UNICERP através de seus pesquisadores desenvolverá novos estudos para compreender a biologia, adaptação e sobrevivência desses animais nas áreas da represa de Nova Ponte localizadas no interior do Parque Florestal de Patrocínio.

fonte : www.unicerp.edu.br

Postagens mais visitadas deste blog

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).

Empossados os novos membros do CMDCA e do CMDPI