Serra do Salitre inicia construção do planejamento estratégico para pensar desenvolvimento da cidade

O planejamento estratégico será feito baseado na visão de futuro construída coletivamente

No fim de maio a prefeitura de Serra do Salitre (MG) - em parceria com a Agenda Pública e com o Instituto Lina Galvani, organizações que atuam na cidade - realizou um encontro com servidores e representantes da sociedade civil para a primeira etapa da construção do planejamento estratégico integrado do município. Essa etapa teve como objetivo construir a visão de futuro da Serra do Salitre em 2030, em que os cidadãos levantaram ideias para que a cidade possa se desenvolver nesse período e tornar-se uma cidade melhor para todos.

Do encontro para a construção da visão de futuro, que teve como marco inicial a Agenda de Futuro elaborada pelo Instituto Lina Galvani e população de Serra do Salitre em 2015, saíram propostas para diversos seguimentos do município: desenvolvimento social, gestão, serviços, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, economia e turismo. Para a construção do planejamento estratégico serão necessários ainda mais três encontros que acontecem no início de julho na cidade, dos quais sairão os planos de ação do documento.  

O desafio principal do planejamento é ajudar os agentes públicos a olharem para os problemas de forma estratégica, e desenhar caminhos e soluções possíveis estabelecendo relações entre os problemas com ações mensuráveis para o curto, médio e longo prazo envolvendo também a sociedade civil nas decisões tomadas.

O planejamento estratégico municipal junto com o plano plurianual e o plano diretor são peças fundamentais para a orientação e organização de um município. O próprio Estatuto da Cidade prevê a necessidade da realização do planejamento estratégico como ferramenta para a gestão de qualquer município. O documento é muito importante para a gestão, pois permite que a prefeitura aborde as políticas públicas de forma integrada, definindo diretrizes e metas, e levando em conta os diversos aspectos do município. É um instrumento valioso para se pensar o presente e o futuro da cidade de modo a integrar os anseios de todos os cidadãos que vivem em Serra do Salitre.

A construção do documento é a continuação do trabalho das organizações no município. O primeiro passo do trabalho foi sensibilizar a gestão do prefeito Paulo Geovani (PV), servidores e a sociedade civil sobre a importância da parceria com as organizações. O objetivo do trabalho em conjunto é apoiar a gestão pública a definir suas prioridades, aprimorar seus mecanismos de gestão e criar caminhos para alcançar suas metas e responsabilidades, tendo como base o plano de governo do prefeito. Como afirma Sergio Andrade, Diretor Executivo da Agenda Pública, “a preocupação do nosso trabalho é fortalecer as capacidades dos municípios para mobilizar os recursos necessários com o intuito de financiar suas políticas públicas e apoiá-los para coordenar melhor suas políticas”.

Já para Mariney Fátima da Silva Ribeiro, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Serra do Salitre, a expectativa do trabalho em parceria com as organizações é “alinhar os projetos das secretarias com as organizações e poder estabelecer novas parcerias para que a gente possa conversar e realmente criar uma política social para o município”.

Novas ações estão previstas para acontecer nos municípios além do planejamento estratégico: criação do Laboratório de Inovação Social para coprodução de políticas públicas priorizadas durante as atividades de Planejamento Estratégico; diagnóstico participativo da situação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, buscando dinamizá-los e torná-los mais efetivos, respondendo às demandas dos cidadãos para uma melhor prestação de serviços públicos.

O Instituto Lina Galvani atua em Serra do Salitre desde 2009 trabalhando diretamente no fortalecimento da sociedade civil e no aprimoramento da gestão pública. Já a Agenda Pública atua no município desde 2016 e tem apoiado a gestão municipal no desenvolvimento dos seus planos de governo e na melhoria das capacidades das gestões municipais.


Sobre a Agenda Pública
A Agenda Pública é uma OSCIP que trabalha para aprimorar a gestão pública, a governança democrática e incentivar a participação social em todo o território brasileiro. Atua em diversos municípios em todo território nacional.

Sobre o Instituto Lina Galvani
O Instituto Lina Galvani é um instituto empresarial familiar nascido em 2003 dentro do Grupo Galvani, inspirado nos valores da matriarca da família, D. Lina Galvani. Em 2004 receberam o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desde o início, se dedicam a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das localidades nas quais o Grupo Galvani atua. 

Postagens mais visitadas deste blog

Neste domingo em Patrocínio aconteceu um mega encontro de praticantes de paintball

Atrações da Expopatrô 2012 está praticamente definido

Comando do Cerrado apresenta esporte novo na cidade