Restaurado, Museu Municipal de Patrocínio se tornará mais seguro e acessível



O projeto Museu ao alcance de todos, que visa adequar o Museu Municipal de Patrocínio às exigências legais de segurança e acessibilidade, será implantado nos próximos meses. A reforma conta com o patrocínio da Vale Fertilizantes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e demonstra que a empresa valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Entre outras melhorias, o acesso será adaptado para pessoas com deficiência e serão instalados equipamentos de prevenção e combate a incêndio. “Este projeto tem importância significativa por fomentar a cultura histórica local e garantir o direito de acesso a todos os cidadãos”, afirma Camilo Silva, gerente executivo de projetos da Vale Fertilizantes.

O Museu Municipal é o único monumento histórico da cidade, o que o torna um importante ativo para manter viva a história, memória, tradição e cultura da população. A edificação do local será preservada.

“Os museus são importantes veículos de comunicação e sensibilização para preservação da identidade de um povo e para o aprimoramento dos conhecimentos históricos do passado, presente e futuro. A restauração desse patrimônio histórico é um presente para todos os patrocinenses”, explica Luiz Capuano, presidente da Casa de Cultura.

Histórico
O sobrado que hoje abriga desde 1979 o Museu Municipal de Patrocínio Professor Hugo Machado da Silveira e a Fundação Casa da Cultura de Patrocínio é a mais importante edificação pública da cidade de Patrocínio, remanescente do período barroco brasileiro que remonta ao passado imperial e está profundamente ligada à história, memória e cultura de sua população. O prédio foi construído entre as décadas de 1830 a 1840. Funcionaram no antigo sobrado a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).