Grande conquista - Unidade Móvel do Hospital do Câncer inicia atendimento à população



A Unidade Móvel de Diagnóstico do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo” começou, nas primeiras horas desta segunda-feira (28/03), a fazer os primeiros exames e procedimentos médicos. O início do atendimento se tornou possível, graças ao apoio financeiro da ONG Américas Amigas, que em negociação com o Hospital, fez a Doação de 200 exames. As mulheres da comunidade serão atendidas entre essa segunda a a próxima sexta-feira, sendo em média 40 atendimentos ao dia de mulheres dentro da faixa etária de 40 a 49 anos, previamente selecionadas pelas Unidades Básicas de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde para exames de mamografia.

A iniciativa da direção do Hospital do Câncer de Patrocínio é tão importante que vem de encontro a atender uma demanda reprimida existente de 412 (exames que estão na fila para serem feitos e ainda não foram realizados). Inicialmente estão previstos esses primeiros 200 atendimentos às mulheres de nossa comunidade, tanto da zona urbana quanto rural.  Contudo, segundo o presidente da unidade de saúde Thiago Miranda de Oliveira, já estão sendo mantidos contatos tanto com a ONG Américas Amigas, como com outros parceiros no sentido de que os demais 212 exames possam ser feitos em um curto espaço de tempo e assim ajudar a acabar com a fila de exames de mamografia hoje existente no município.

A Unidade Móvel de Diagnóstico desenvolverá esse atendimento a partir das 07 horas da manhã no estacionamento do Centro Universitário do Cerrado, próximo à pista de atletismo e quadra de esportes do Curso de Educação Física daquela unidade de ensino, que gentilmente disponibilizou o espaço e toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento. O atendimento será realizado entre 28 de março a 1º de abril.

Oportunidade, orgulho e entusiasmo

Para o presidente Thiago Miranda Oliveira, “Esta é uma ótima oportunidade de demonstrar para toda a comunidade a importância do Hospital do Câncer de Patrocínio e principalmente à aquisição da Unidade Móvel de Diagnostico, que já na sua primeira intervenção estará beneficiando, em apenas uma semana, um número tão expressivo de 200 mulheres que têm que passar por esse tipo de exame. Toda diretoria está muito feliz em poder auxiliar a cidade nessa questão da demanda reprimida de exames. Isso demonstra a importância da doação e participação de toda população para o crescimento do Hospital", salienta Thiago.  Ele adiantou também que todos os exames serão encaminhados para a Central de Laudos do Hospital do Câncer de Barretos em uma parceria firmada entre as duas instituições de saúde.

Coletiva de imprensa

Na oportunidade, o presidente Thiago Miranda, em companhia dos diretores Cláudia Beloni, Dalmo Arvelos, Teotônio David e Sandra Ferreira dos Santos representando a ACCAMP (Associação de Combate ao Câncer do Alto e Médio Paranaíba) concedeu entrevista coletiva à imprensa no local de atendimento às 10 horas dessa segunda-feira. O presidente do Hospital do Câncer Thiago Oliveira, agradeceu o apoio de toda a imprensa e o trabalho desenvolvido pelos Rotarys Patrocínio e Nova Gerações. Erzi Braz de Paulo acompanhado da esposa Claudia Fonseca e Edno Ribeiro, presidente dos respectivos clubes de serviço também estavam presentes na coletiva. Thiago agradeceu a todos os parceiros que estão propiciando a realização desse grande feito.


Luiz Cabral/ASCOMHCP