Capacitação dos enfermeiros abre ações do Outubro Rosa em Patrocínio


Versão para impressão
Enviar por E-mail

Escrito por Ascom-PMP   
Sexta, 09 Outubro 2015 08:59
capacitação 
Entre as ações propostas para o OUTUBRO ROSA, a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, em parceria com o Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, realizou na tarde do dia 02 (sexta-feira) um momento de capacitação para os profissionais enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde.

O médico Dr. Mateus Campos de Siqueira reforçou orientações acerca do exame Papanicolaou, enfatizando as condições ideais para uma amostra de qualidade, que envolvem as restrições e orientações feitas às mulheres antes da coleta do exame, bem como a importância da coleta tríplice, fixação do material e envio ao laboratório.

capacitação

Na semana do dia 19 a 23 de outubro, intensificará as ações voltadas à Saúde da Mulher. As Unidades Básicas de Saúde estarão realizando diversas atividades de educação em saúde sobre o câncer do colo do útero e câncer de mama e formas de diagnóstico precoce; coleta do Exame Papanicolaou para faixa etária prioritária segundo o Ministério da Saúde (25 a 64 anos);  exame clínico das mamas e solicitação do exame de mamografia, segundo os protocolos, e promoverá  momentos de convivência para as mulheres.

Agende seu exame de Papanicolau.

Orientações para antes do Exame de Papanicolau:

Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais 48 horas antes do exame.
Evitar relações sexuais 48 horas antes do exame.
O exame não deve ser realizado durante a menstruação.
Documentos necessários: cartão SUS, RG e CPF             

O câncer pode ser evitado.
Por isso, mulher: fique em dia com a sua saúde.
Participe!