Unidades Básicas de Saúde passam a realizar cadastramento do cartão SUS

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Tecnologia de Informação, vem trabalhando desde o início do mês de julho, para a liberação de senhas de acesso no Portal de Cadastros Nacionais/DATASUS para que as Unidades Básicas de Saúde pudessem realizar cadastramento de usuários do SUS, no Sistema Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).

A partir desta segunda-feira (31), o cidadão já poderá procurar a Unidade  Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para retirar o Cartão SUS.

As Unidades de Saúde estarão realizando o cadastramento entre os horários de 9h as 11h e 14h as 16h30. Como nas UBS’s não existem profissionais especificamente para o cadastramento, o mesmo será realizado intercalado com os demais procedimentos efetuados diariamente, sem prejuízo para os cidadãos.

Desta forma, descentralizando um pouco o atendimento, espera-se agilizar o cadastramento e facilitar a vida do cidadão, na medida em que cada usuário deverá procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Em média são confeccionadas 500 unidades do cartão SUS por dia.

Quais os  documentos necessários?
RG ou Certidão de nascimento/casamento ou CNH.
CPF
Comprovante de residência.

O cartão do SUS
Todo o cidadão brasileiro deve ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o cartão.

Cada usuário tem um número identificador nacional, fornecido pelo Ministério da Saúde. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão, e é válido em todo o Brasil. O Cartão foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).