Realidade virtual: Xbox Kinect é utilizado nas aulas de Educação Física da escola Olimpio dos Santos


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP  

Com o avanço tecnológico temos vários instrumentos que podem ser utilizados pedagogicamente na escola. Assim, pesquisando métodos para aplicar conteúdos, como a dança, saltos e arremessos do atletismo, foi que os professores de educação física do Colégio Municipal Professor Olimpio dos Santos, Carlos Geraldo dos Reis Pereira e Cláudio Eustáquio da Silva, decidiram inovar; utilizando o Xbox 360 com kinect nas aulas, trazendo interatividade, diversão e conhecimento, sem deixar as atividades em quadra e o conteúdo da apostila em segundo plano.






O Kinect é um sensor de movimentos desenvolvido com uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos, sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick. Sendo assim, com esse aparelho, os alunos “entram no jogo” criando uma realidade virtual onde se controla o jogo com movimentos do próprio corpo. 
Além de gostarem de jogar, os alunos desenvolvem habilidades como o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular. Assim, estimulam a atividade cerebral e aumentam a capacidade de concentração.
Durante os jogos todos os alunos vibram e se ajudam, participando e interagindo com os jogos propostos.
Tradicionalmente vistos como "rivais" da escola, jogos digitais vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores e aliados das aulas de educação física, ao ajudarem os alunos a conhecerem novos esportes, antes não possíveis na escola. 
A proposta de levar o Kinect para as escolas já é realidade em várias instituições escolares do Brasil e agora os alunos do Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos também estão tendo essa oportunidade, demonstrando que as tecnologias podem ser aliadas da educação.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).