Realidade virtual: Xbox Kinect é utilizado nas aulas de Educação Física da escola Olimpio dos Santos


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP  

Com o avanço tecnológico temos vários instrumentos que podem ser utilizados pedagogicamente na escola. Assim, pesquisando métodos para aplicar conteúdos, como a dança, saltos e arremessos do atletismo, foi que os professores de educação física do Colégio Municipal Professor Olimpio dos Santos, Carlos Geraldo dos Reis Pereira e Cláudio Eustáquio da Silva, decidiram inovar; utilizando o Xbox 360 com kinect nas aulas, trazendo interatividade, diversão e conhecimento, sem deixar as atividades em quadra e o conteúdo da apostila em segundo plano.






O Kinect é um sensor de movimentos desenvolvido com uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos, sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick. Sendo assim, com esse aparelho, os alunos “entram no jogo” criando uma realidade virtual onde se controla o jogo com movimentos do próprio corpo. 
Além de gostarem de jogar, os alunos desenvolvem habilidades como o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular. Assim, estimulam a atividade cerebral e aumentam a capacidade de concentração.
Durante os jogos todos os alunos vibram e se ajudam, participando e interagindo com os jogos propostos.
Tradicionalmente vistos como "rivais" da escola, jogos digitais vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores e aliados das aulas de educação física, ao ajudarem os alunos a conhecerem novos esportes, antes não possíveis na escola. 
A proposta de levar o Kinect para as escolas já é realidade em várias instituições escolares do Brasil e agora os alunos do Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos também estão tendo essa oportunidade, demonstrando que as tecnologias podem ser aliadas da educação.