Noticias da Prefeitura

4ª Conferência definirá Plano Municipal de Cultura no próximo dia 27Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP   
Sexta, 12 Setembro 2014 15:56
PMC

No próximo dia 27 (sábado) será realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no Colégio Prof. Olímpio dos Santos, a partir das 13h para o credenciamento e às 14h, abertura oficial.

A conferência é um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e os representantes do governo com o objetivo de propor políticas, programas e ações a serem desenvolvidos nos próximos anos. Neste ano, o encontro tem como tema “Sistema Municipal de Cultura de Patrocínio: implementação das políticas públicas de cultura”.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Sebastião Guimarães Cortes, por se tratar da discussão final e aprovação do Plano Municipal de Cultura, novas propostas somente serão aceitas quando entregues por escrito e protocoladas na Secretaria de Cultura até dez dias antes da Conferência.

Cortes explicou ainda que segundo o decreto de convocação da Conferência - nº 3096, de 20 de agosto de 2014, ‘as novas propostas deverão estar devidamente assinadas pelos proponentes, como fruto de uma discussão de um ou mais grupos e não poderão ter caráter individual’.
Somente serão aceitas novas propostas ao Plano sem a exigência acima, se essas pertencerem ao Plano Nacional de Cultura.

O Plano
A minuta do Plano Municipal de Cultura foi elaborada a partir de várias discussões, fóruns, reuniões com o setor cultural e conferências. Nela constam as propostas debatidas e finalizadas através dos seminários municipais de cultura, realizados no segundo semestre de 2013.

Além disso, durante o mês de abril deste ano, a minuta foi colocada em consulta pública para que todos os cidadãos pudessem contribuir com melhorias, ajustes, correções ou apontar novas indicações. As contribuições apresentadas no período foram analisadas pelo Conselho Municipal de Política Cultural e, aquelas aprovadas, compõem a Minuta do Plano Municipal de Cultura.

O Plano Municipal de Cultura é um dos principais instrumentos de pactuação e nele estão contidas políticas públicas que nortearão a gestão da cultura no Município de Patrocínio. Ele faz parte do Sistema Municipal de Cultura – SMC que é parte integrante do Sistema Nacional de Cultura – SNC, conforme Acordo de Cooperação Federativa assinado pelo Município com o Ministério da Cultura. É fruto de muitos debates, reuniões e esforço conjunto de vários setores públicos e privados e que vêem na cultura um dos fatores de crescimento, desenvolvimento e cidadania da população.


 
Escola Municipal João Beraldo desenvolve trabalha com os alunos sobre Paz no Trânsito
Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP   
Sexta, 12 Setembro 2014 13:18
Trânsito


Na Semana Nacional de Prevenção a acidentes de trânsito, a Escola Municipal João Beraldo, empenhada na segurança, atenção e respeito, desenvolveu o projeto “Paz no Trânsito”, estimulando seus alunos a expressarem seus conhecimentos sobre os perigos e infrações cometidas no trânsito. As crianças criaram desenhos, frases, redações e poesias.

Trânsito

E na semana da Pátria alguns alunos abrilhantaram o desfile cívico, com suas frases mostrando consciência que os mesmos têm, com relação ao perigo e consequências do não uso correto das leis de trânsito.

Trânsito
 


 
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio está sendo organizada
Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP   
Sexta, 12 Setembro 2014 10:01
IFTM

Evento acontece entre os dias 13 e 17 de outubro, com palestras, mesa redonda, mini cursos, videoconferências, feiras de produtos e mostra de trabalhos. Lançamento oficial será no dia 29 de setembro.

Temas ligados à ciência e à tecnologia estão presentes no dia-a-dia das pessoas, mas nem todos percebem. Popularizar a ciência é mostrar ao cidadão que esses assuntos são próximos e interessantes, para que ele possa se apropriar e aplicá-los em benefício próprio e de sua comunidade. A popularização da ciência vai além da difusão do conhecimento e envolve também fazer com que as pessoas desenvolvam capacidade no campo da inovação científica, já que ela é elemento essencial no desenvolvimento social e econômico do país e do nosso município.

Pensando nisso, o Governo Municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM) – Campus Patrocínio – com o apoio de várias instituições parceiras, como UAITEC, ADP, SEBRAE, que já formalizaram seus apoios, estão organizando a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio, que acontece entre os dias 13 e 22 de outubro.

O evento - que integra a programação nacional - pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do município. Para do Governo Municipal esse evento é mais um desdobramento das ações do Mapa da Mina e as várias atividades que serão desenvolvidas ao longo dos cinco dias buscam envolver a comunidade para que ela conheça e debata assuntos que extrapolam os muros da academia. Outros parceiros estão sendo mobilizados e poderão compor a comissão organizadora.

Lançamento:
Para apresentar o conteúdo e programação da Semana, os organizadores farão o lançamento oficial para a comunidade no dia 29 de setembro (segunda-feira), no auditório do IFTM, a partir das 19h.
As inscrições terão início no dia 29 de outubro, através do site http://www.iftm.edu.br/patrocinio/scti/

Visite o site e confira uma prévia da programação.

Semana Nacional

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).