Dia 11 de outubro começa a Campanha Municipal contra o câncer do colo do útero


Escrito por Ascom-PMP  


A coordenação da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que realizará neste mês de outubro a Campanha Municipal contra o Câncer do Colo do Útero.
No dia 11 de outubro, sábado, todas as Unidades de Saúde de Patrocínio estarão abertas de 7h as 17h para realização do Exame Papanicolau em mulheres com idade entre 25 e 64 anos. E do dia 13 a 16 de outubro, as UBS estarão abertas no horário noturno de 18h as 20h.

No dia 11 de outubro – Dia D - haverá transporte para as mulheres residentes nas comunidades rurais, conforme cronograma abaixo:
MULHERES que VÃO PARA UNIDADE DE SAÚDE DO SILVANO:
- Ponto em Mata do Silvano às 8h. Passa nos centros comunitários em Córrego da Mata, Brejo do Silvano e Makena.

MULHERES VÃO PARA UNIDADE DE SAÚDE PACS:

- Ponto em Barra do Salitre às 8h. Passa nos centros comunitários em Tejuco, Morro Alto e Mata da Bananeira
- Ponto em Santa Luzia dos Barros às 8h. Passa nos centros comunitários em Moreiras, Lajinha e Santo Antônio da Bocaina.
- Ponto em Divisa às 8h. Passa nos centros comunitários em Pedros, Bom Jardim, Assentamento Nova Aliança e Macaúbas de Cima.
- Ponto em Santo Antônio do Quebranzol às 8h. Passa nos centros comunitários em Córrego Dantas, Macaúbas de Baixo e Greenvile.
- Ponto em Daterra às 8h. Passa nos centros comunitários em Boa Vista, Samambaia, Puladouro, Caxambu e Dourados.
- Ponto em Boqueirão às 8h. Passa nos centros comunitários em Santo Antônio da Lagoa Seca.

- Ponto em Chapadão de Ferro às 8h. Passa nos centros comunitários em Malhadouro, Taquara e Esmeril.

O exame Papanicolau é um exame ginecológico, seguro, simples, realizado também por enfermeiros(as), no qual é feita uma coleta, raspagem indolor, de células do colo do útero da mulher. Esse exame é capaz de detectar o câncer do colo do útero, detectar úlceras vaginais, candidíase, corrimentos além de diversas doenças sexualmente transmissíveis. É importante ressaltar que o câncer de útero detectado em fase inicial aumenta de maneira significativa a porcentagem de cura no tratamento da doença. A efetividade da detecção precoce associado ao tratamento em seus estágios iniciais apresenta redução de 90% das taxas de câncer invasor, com lesões malignas.

Todas as mulheres de 25 a 64 anos, que é considerada uma faixa etária de risco para a doença, devem comparecer às Unidades de Saúde para realização desse exame. A Policlínica de Patrocínio também estará aberta para realização do exame.

Com exceção do câncer de pele e de mama, o câncer do colo de útero é o 3º mais incidente entre as mulheres. Estimam-se no Brasil, a cada ano, 19.260 casos novos.
Por isso, mulher: Fique em dia com sua saúde: Realize anualmente seu exame.
Orientações para antes do exame:

Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais 48 horas antes do exame.
Evitar relações sexuais 48 horas antes do exame.
O exame não deve ser realizado durante a menstruação.
Documentos necessários: cartão SUS, RG e CPF

A atitude é sua. O cuidado é nosso!
Previna-se contra o câncer de colo do útero