Conselho Municipal de Cultura elege seu presidente e vice





Escrito por Ascom-PMP   

 
A Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Patrocínio realizaram no dia 12 de agosto (terça-feira) uma reunião na qual foram eleitos o presidente e o vice-presidente do Conselho, Mônica Othero Nunes (sociedade civil) e Sebastião Cortes Guimarães (poder público), respectivamente, para o mandato de dois anos.






A reunião também serviu para a convocação e aprovação do Regimento da Conferência de Cultura.

Para Mônica Nunes, “o Conselho Municipal de Política Cultural surge como ferramenta consistente para a participação direta da sociedade nas decisões de governo, ao lado de outros mecanismos, como as conferências, audiências públicas, iniciativa popular de leis, plebiscitos e referendos”.

Criado pela Lei nº 4573, de 3 de julho de 2012, o Conselho tem em suas atribuições definir prioridades na consecução da política municipal de cultura e na aplicação dos recursos públicos destinados à cultura; fiscalizar as atividades culturais promovidas pela Prefeitura Municipal, bem como pelas entidades culturais conveniadas com a Prefeitura Municipal; além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais e responsabilizar-se pela administração de um Fundo Municipal de Políticas Culturais.
Atualmente, o Conselho tem trabalhado na elaboração do Sistema Municipal que Cultura, que inclui o Plano Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, dentre outros.


O Plano Municipal de Cultura é um dos principais instrumentos de pactuação e nele estão contidas políticas públicas que nortearão a gestão da cultura no município de Patrocínio.
Agenda: No dia 27 de setembro acontecerá a 4ª conferência Municipal de Cultura, no Colégio Professor Olímpio dos Santos, onde mais uma vez o Plano Municipal de Cultura será apresentado e avaliado pelos presentes.

Participe. Sua presença vai fazer a diferença.