Cadastro para uso das vagas de idosos e deficientes deve ser feito na Secretaria Municipal de Trânsito


Escrito por Ascom-PMP   
Terça, 26 Agosto 2014 13:45





Os motoristas que tem direito às vagas especiais destinadas aos idosos e pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldades de locomoção devem retirar as credenciais junto à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte no horário de 8h às 11h e 13h às 17h.
De acordo com as resoluções 303 e 304 do Contran, os veículos estacionados nas vagas reservadas devem ter a credencial exibida no painel, com a frente voltada para cima. A credencial de vaga especial é padronizada e tem validade em todo o território nacional.
As Resoluções 303 e 304 do Contran estabelecem a obrigatoriedade de se destinar, espectivamente, 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos; e 2% das vagas para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldades de locomoção.
O sistema do estacionamento rotativo, que será implantado a partir do mês de setembro, respeita a legislação do Contran estabelecendo a reserva das vagas especiais.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, João Cláudio Vasconcelos, os usuários dessas vagas especiais estão isento da cobrança da taxa, entretanto eles precisam estar devidamente identificados. “O uso das vagas sem a credencial poderá acarretar em multa e até na remoção do veículo”.
A autorização poderá ser suspensa ou cassada, a qualquer tempo, a critério da Secretaria, nos casos de: uso de cópia; rasura ou falsificação; em desacordo com as disposições contidas na Resolução; e validade vencida.
Quem tem direito à vaga: Idosos e pessoas com deficiência ou baixa mobilidade

Como se cadastrar:
Idosos: Tem direito à credencial de estacionamento especial para idoso toda pessoa a partir de 60 anos.
Para fazer o cadastramento são necessários dados pessoais, tais como: nome, data de nascimento, número da Carteira de Identidade (RG), endereço, telefone e número da Carteira Nacional de Habilitação (com a validade em vigência).
Pessoas com deficiência ou baixa mobilidade: Para a credencial de estacionamento especial para portadores de deficiência ou baixa mobilidade, são necessários: nome, data de nascimento, número do RG, endereço, telefone e CID (Código Internacional de Doenças). A credencial poderá ser retirada por procuração simples, mediante apresentação do laudo médico, emitido nos últimos 12 meses.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).