Equipe do setor de odontologia municipal atua no atendimento preventivo para manter a saúde bucal da população


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ascom-PMP   
Terça, 03 Junho 2014 14:49
sbucal

Ao longo das últimas décadas, a Odontologia tem investido em tratamentos reabilitadores, sobretudo no que se refere à cárie dentária, através das restaurações e tratamentos de canal que, mesmo assim, podem resultar na perda dos dentes.
Hoje um novo conceito na Odontologia tem o objetivo de atuar de forma contundente na prevenção da cárie, e não na cura. Trata-se da “Odontologia de Acompanhamento”: método que consiste em acompanhar o paciente desde os primeiros anos de idade e priorizar o equilíbrio biológico bucal, o que garante 99,8% de resultado na prevenção das cáries, em qualquer idade.
Na América, a cárie incide em cerca de 95% da população, incluindo os Estados Unidos. Assim, a cárie dental constitui, inegavelmente, sério problema de saúde e social, ou seja, uma epidemia. 
Atualmente, a industrialização dos alimentos e o estilo de vida moderno causaram um maior desequilíbrio da biodiversidade presente na cavidade bucal, o que proporcionou o surgimento de cáries mais frequentes. Sabe-se que existem inúmeros fatores envolvidos no surgimento da cárie e que a melhor maneira de evitá-la é por meio da remoção periódica da placa bactéria, ou seja, através da escovação dental diária.
Estudos mostram que a infância e a adolescência são os períodos mais vulneráveis para o surgimento da cárie, época em que a imaturidade, a falta de coordenação motora e o desinteresse comprometem a eficiência da escovação. A atuação dos pais, muitas vezes, não é suficiente para conquistar o resultado desejado na escovação. Por isso, é imprescindível o acompanhamento profissional, principalmente nessas fases!
Acreditando na Odontologia Preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Odontologia, reafirma seu acordo de parceria com todas as escolas municipais e estaduais da rede de ensino, bem como com todos os centros de educação infantil e projetos do município, incluindo também toda a zona rural. 
As auxiliares de saúde da Prevenção Odontológica, como são chamadas as colaboradoras Ana Cristina, Andreia, Cleusa, Daiany, Flávia, Idalina, Janaina, Jô, Lilian, Maria Inez e Shirlene, percorrem todas as escolas do município ensinando aos escolares as técnicas corretas da higienização bucal, assim como o uso correto do fio dental e maneiras de se evitar as doenças da boca. Além de fornecer todo o recurso humano, o município também renova, periodicamente, as escovas dentais e pastas dentais para a realização do projeto.
É a administração municipal conquistando mais sorrisos saudáveis!

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).