DAEPA constrói mais de 600 cacimbas para a recuperação ambiental da bacia do Córrego Feio


Escrito por Ascom-PMP   

Cacimbas construidas pelo DAEPA 

A Prefeitura Municipal e o DAEPA, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), realizam mais uma importante etapa do Programa Produtor de Águas na região do Córrego Feio.

Com investimento inicial de R$ 547.989,07 do Governo Federal, e contrapartida de R$60.887,67 do município, o DAEPA e a prefeitura estão trabalhando na recuperação ambiental da Bacia do Córrego Feio.

Cacimbas construidas pelo DAEPA

Mapeamento da região – Na primeira etapa foi realizado um mapeamento de toda a bacia do Córrego Feio, localizando as propriedades rurais e as áreas mais degradas, entre outros. Com essas informações, os técnicos do DAEPA identificaram as áreas onde deveriam ser construídas barraginhas/cacimbas para conter a água das chuvas, evitando o assoreamento dos leitos do córrego.

Construção de cacimbas/barraginhas  – Os trabalhos agora estão concentrados na construção de mais de 620 cacimbas (barragens) abrangendo um total de 29 propriedades da Bacia do Córrego Feio, além da readequação de 35 km de estradas vicinais.

Com esta intervenção, a água pluvial será contida fazendo com que a mesma não transporte sedimentos para dentro do leito dos córregos e nascentes, e a readequação das estradas irá direcionar as águas das chuvas diretamente para as barragens, tornando-as ainda mais eficientes.

Qualidade da água – A água que chega à população de Patrocínio é considerada de excelente qualidade, mas o DAEPA e a Prefeitura querem garantir que esta propriedade seja permanente e duradoura, protegendo a qualidade no abastecimento da cidade.

As intervenções que estão sendo realizadas na bacia irão reduzir a erosão superficial do solo e a turbidez da água, diminuindo o custo do seu tratamento, alem de garantir a recarga da água subterrânea.

Conscientização – Os produtores rurais da região também estão abraçando o projeto e ajudando na conservação da água.

O produtor rural Sebastião Cardoso Marins, mais conhecido como Tião Cabiúna, sabe bem da importância dos trabalhos que estão sendo realizados pelo DAEPA. “Está sendo um serviço maravilhoso, que vai garantir mais água para o nosso Córrego e para todo mundo. É um projeto muito bom. E nunca tinha visto nada parecido no município. Temos mesmo que cuidar e preservar nossa água”.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).