Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Patrocínio

Ituiutaba, Patrocínio e João Pinheiro recebem, pela primeira vez, turnê estadual da Orquestra.Apresentação conta com repertório nacional

Três cidades mineiras terão a oportunidade de presenciar a Filarmônica de Minas Gerais pela primeira vez. No dia 29 de agosto, o público de Ituiutaba recebe a Orquestra na Praça da Prefeitura. Dia 30 é a vez de Patrocínio, no Estádio Júlio Aguiar. A turnê se encerra no dia 31, em João Pinheiro, na Praça Luiza Mendes Romero. Todas as apresentações acontecem às 20h. Sob batuta do maestro associado Marcos Arakaki, a Orquestra apresenta programa dedicado a compositores nacionais: a Protofonia deO Guarani, de Carlos Gomes; Frevo, de Claudio Santoro; as Danças Selvagem e Brasileira, de Camargo Guarnieri; as Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos; eBatuque, de Lorenzo Fernandez. Todas as apresentações são gratuitas.
Os concertos em Ituiutaba e Patrocínio são apresentados pela Algar Telecom por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realiza, desde a sua criação, em 2008, turnês pelas cidades mineiras, tendo se apresentado em 50 cidades, algumas mais de uma vez. Formada por 90 músicos, a Orquestra, em apenas seis anos de existência, conta com amplo reconhecimento de público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 440 mil pessoas.

O maestro Marcos Arakaki
Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão, em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Como regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass (2010). Também foi regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André. Formado pela Unesp, é Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Marcos Arakaki vem colaborando com a Filarmônica de Minas Gerais desde 2011 ehoje é seu Regente Associado. Dirige a Orquestra em concertos das séries Allegro e Vivace, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque, Concertos Didáticos, turnês estaduais e Festival Tinta Fresca.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada em 2008 pelo Governo de Minas, com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. Excelência artística e vigorosa programação – esse é o perfil da Filarmônica de Minas Gerais, formada por 90 músicos, provenientes de todo o Brasil, além de países da Europa, da Ásia e das Américas.
A constante preocupação com a qualidade foi reconhecida por três importantes premiações: em 2012, a Filarmônica recebeu o Prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira; em 2010, foi eleita o melhor grupo musical erudito do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); em 2009, seu diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor regente brasileiro.
A Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se, regularmente, em duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, além de realizar turnês por Minas Gerais e promover as séries Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. A Orquestra também participa dos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, a Rio Folle Journée, entre outros.
Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais visitou 18 cidades brasileiras e 50 cidades mineiras, algumas delas mais de uma vez. Na Sala São Paulo, onde já esteve em anos anteriores, será orquestra convidada da temporada 2013 da Osesp, com três concertos em outubro. A Filarmônica também já se apresentou nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, sempre com ótima receptividade do público e elogiosas críticas. A Orquestra realizou sua primeira turnê internacional em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.
Como ações de estímulo à música, a Filarmônica de Minas Gerais promove o Festival Tinta Fresca,  destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

Serviço:
Turnê Estadual

Ituiutaba
29 de agosto – 20h
Praça da Prefeitura

Patrocínio
30 de agosto – 20h
Estádio Júlio Aguiar

Fonte: Jornal de Patrocino

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).