Conheça mais sobre os serviços oferecidos pelo posto do Sine em Patrocínio

Em atividade em Patrocínio desde janeiro de 2010, o SINE - Sistema Nacional de Emprego - é um serviço público, realizado pelo Ministério do Trabalho, por meio de convênios com Estados e Municípios, para a realização de Intermediação de Mão de Obra, Requisição de Seguro Desemprego e Qualificação Profissional. E, por meio de várias ações, busca facilitar a inserção ou reinserção dos profissionais no mercado de trabalho.

Localizado na Rua Governador Valadares, 957, Centro, a unidade está capacitada para atender, além dos cidadãos patrocinenses, aos municípios de Estrela do Sul, Douradouquara, Coromandel, Monte Carmelo, Grupiara, Romaria, Abadia dos Dourados, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Iraí de Minas.

Com equipe de atendentes composta por servidores municipais, treinados pela SETE/MG e habilitados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os cidadãos que procuram a unidade recebem todas as orientações e informações necessárias para o acesso às oportunidades de trabalho e outros serviços oferecidos pelo Sine.

SERVIÇOS
Um dos serviços prestados é a Intermediação de Mão de Obra, onde é realizado um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis no posto de atendimento. A vantagem da intermediação é que o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda a indicação para cursos de qualificação que possam adequá-lo ao mercado de trabalho, reduzindo os custos e o tempo de espera por uma vaga.

O posto do SINE faz também a postagem do benefício de Seguro Desemprego. De natureza temporária, esse benefício destina a prestar assistência financeira ao trabalhador desempregado. O SINE alia a demanda do pagamento do seguro à reinserção do trabalhador ao mercado ou encaminhamento do mesmo para cursos de qualificação profissional.

Para requerer o Seguro Desemprego o trabalhador deve dirigir-se ao Posto do Sine munido dos seguintes documentos: Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (2 vias – verde e marrom); Carteira de Trabalho com a data da saída e assinatura, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado; Comprovante de saque FGTS ou extrato dos depósitos do FGTS, cartão do PIS/PASEP ou extrato atualizado; cartão Cidadão (para recebimento do benefício); CPF e Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação e Documento judicial, se houver.

emissão da Carteira de Trabalho é uma prestação de serviço, de responsabilidade da Delegacia Regional do Trabalho que em parceria com o SINE permite que sua emissão seja efetuada em alguns dos seus postos. A entrega da CTPS acontece 15 dias úteis após a solicitação, mediante apresentação do protocolo e da Carteira de Identidade.

Quem tem Direito: Homens e Mulheres acima de 14 anos.

Documentos necessários: Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento, se solteiro; Certidão de casamento, ou se viúvo, certidão de averbação ou outro documento que comprove, CPF; Comprovante do PIS ou PASEP ou NIT ou NIS, Comprovante de residência; Título de Eleitor (não obrigatório para menores de 18 anos); 01 foto 3x4 (modelo para documento), colorida, recente, fundo branco, camisa/blusa escura, sem escrita ou amassados.

Para fazer 2.ª via: quando a Carteira de Trabalho foi perdida ou roubada: fazer boletim de ocorrência na Delegacia e pesquisar o número da carteira, série e número de Pis em empresas que tenha trabalhado ou em folhas de rescisão que por ventura tenha arquivado ou ainda no INSS, e trazer juntamente com os documentos solicitados acima.

Vagas de emprego

A unidade Sine Patrocínio disponibiliza semanalmente as vagas de emprego disponíveis para a região no site oficial da prefeiturawww.patrocinio.mg.gov.br além de afixar a oferta no portaria da sede do Sine.

Procure o posto de atendimento do Sine e conheça as vagas de emprego, cursos e serviços oferecidos para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho

Sine Patrocínio: Fone/Fax: 34.3831.6090 -sine.patrocinio@trabalho.mg.gov.br

Escrito por Ascom - PMP   

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).