Comunidade patrocinense abraça Semana Missionária

Semana Missionária


Sexta, 05 Julho 

Patrocínio receberá no período de 16 a 21 de julho cerca de 500 jovens pertencentes a Colégios, Pastorais com adolescentes, jovens e universitários e Paróquias de 12 países, onde há a presença dos Padres e Irmãs da Congregação dos Sagrados Corações. Essa passagem de jovens em Patrocínio faz parte da Semana Missionária, Encontro Mundial da Juventude dos Sagrados Corações organizada pela Congregação, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho.



Após dois dias em Belo Horizonte os Peregrinos passarão uma semana em Patrocínio. Desde a fundação do então Ginásio D. Lustosa em 1927 a Congregação está presente na cidade e região. O próprio Beato Pe. Eustáquio além de iniciar a construção do atual Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria foi o primeiro dos sagrados Corações a visitar Patrocínio em 1926 e viveu na cidade em 1941. Padre Marcus Vinícius Maciel, superior provincial da Congregação e responsável pela organização do Encontro Mundial na Semana Missionária destaca ainda a confiança na característica acolhedora dos patrocinenses.



Ainda segundo Padre Vinícius, quando a proposta para realizar a Semana Missionária em Patrocínio foi apresentada para Dom Cláudio Nori Sturm, Bispo Diocesano, ele prontamente acolheu e a tornou a Semana Missionária da Diocese. A mesma acolhida tem se manifestado nos Padres da cidade e paroquianos.



Assim as paróquias de Patrocínio abraçaram os trabalhos, as famílias abriram as portas de suas casas para acolher os jovens peregrinos, as escolas começaram a desenvolver projetos, as irmãs do Colégio Berlaar Nossa Senhora do Patrocínio cederam todo o espaço físico do Colégio, o Governo Municipal apoia com a infraestrutura necessária, além da Polícia Militar, Câmara Municipal e tantas empresas do município que se uniram para a realização desse importante momento.



Na última semana, Padre Vinícius, acompanhado do jovem interprete da versão samba do Hino Oficial da JMJ, Wally Alves, estiveram em Patrocínio para se encontrar com as famílias acolhedoras e com os diversos parceiros acertando os últimos detalhes. “Pedimos a todos que durante a semana missionária coloquem bandeiras nas suas casas e que o comércio também se enfeite como forma de boas-vindas a esses jovens”, disse Padre Vinícius. 



Todas as famílias poderão participar das celebrações e apresentações.



Confira a programação:



Dia 16/07 – terça-feira

A partir das 21h – Chegada das delegações

Local: Praça Matriz



Dia 17/07 – quarta-feira

08h às 11h – Palestras e grupos

Local: Colégio Berlaar

14h às 17h – Oficinas

Local: diversos

19h às 22h – Abertura Oficial/ Noite Cultural

Local: Praça Matriz



Dia 18/07 – quinta-feira

08h às 22h – Visita às paróquias das cidades da Diocese de Patos de Minas



Dia 19/07 – sexta-feira

08h às 11h – Processo de produção do Café

Local: Expocaccer

14h às 17h – Oficinas

Local: diversos

19h às 22h – Fórum Internacional dePastoral da Juventude/ Noite Cultural

Local: Praça Matriz



Dia 20/07 – sábado

06h às 11h – Caminhada Ecológica ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida (Café da manhã na comunidade de Samambaia/ Oração do Terço em muitas línguas e apresentação da história de Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Martins)

14h às 17h – Tarde livre

19h – Procissão e Adoração Eucarística/ Noite Cultural

Local: Praça Matriz



Dia 21/07 – domingo

08h às 11h – Palestras e grupos

Local: Colégio Berlaar

12h às 16h – Almoço e despedida das famílias acolhedoras.

17h – Celebração de Envio – com a presença do Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm, peregrinos e fiéis de toda Diocese.

19h – Festa Junina

Local: Praça Matriz



Semana Missionária - São os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.


Como sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária e, em março deste ano, foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), motivando assim a convicção de Jovens, Discípulos Missionários.


No Brasil a Semana Missionária será promovida baseada em três eixos:

1) Como experiência de fé: os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.
2) Como experiência de solidariedade missionária: a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.

3) Como experiência cultural: jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.


Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).