Patrocínio entra na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ariane Dias   
Quarta, 15 Maio 2013 15:24
Seminário


O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lança no próximo dia 16, a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dentre as atividades previstas estão: passeata, palestras, distribuição de materiais informativos e seminário.

O objetivo é informar e sensibilizar a população para denunciar este tipo de crime, convidando a sociedade a assumir a sua responsabilidade contra o abuso e a exploração de meninas e meninos.

O 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal 9.970/00. Neste ano, o Comitê Nacional de Enfrentamento á Violência Sexual trouxe como slogan “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

Em Patrocínio os adolescentes e crianças vítimas de violência são atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que garante o atendimento psicossocial e orientação jurídica às crianças e adolescentes e suas famílias. O centro de referência é mantido pela Prefeitura, em atenção à  Política Nacional de Assistência Social.

Trabalho educativo- Durante todo o mês foi desenvolvido um trabalho com os adolescentes e crianças assistidos pelos serviços (CREAS, CRAS, CASI e ARCA), com palestras, apresentações de vídeos, dinâmicas, debates e confecções de materiais, pelos quais puderam externar suas ideias sobre o tema, buscando formas de enfrentamento da violência sexual, na tentativa de  garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento sexual de forma segura, livre do abuso e da exploração.

As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio de seus equipamentos também estão realizando visitas às escolas públicas Municipais e Estaduais. São ministradas palestras e entregues de materiais alusivos à campanha, aos alunos do 6º ao 9º e ensino médio.

Passeatas - Na quinta-feira (16), às 15h, uma passeata - preparada pelos alunos do Projovem Adolescente e dos grupos do Cras Dona Emidinha e pelos jovens atendidos pelo CASI - percorrerá as avenidas Odir Aleixo, seguindo pela avenida "A" do Bairro Enéas Aguiar, chamando atenção ao tema.

A concentração sairá do Cras Dona Emidinha e durante todo o percurso serão distribuídos folders.

Na sexta-feira (17), a partir das 16h, os jovens assistidos pelo Projovem Adolescente do Cras Vera Nunes promovem uma passeata saindo em frente ao Cras percorrendo as ruas até próximo à rodoviária.

Blitz – No dia D, 18 de maio, toda a equipe da Secretaria realizará uma blitz educativa a partir das 8h em frente ao Banco do Brasil, com distribuição de folders informativos.

Seminário - Na segunda-feira (20) acontece no auditório Geraldo Campos o Seminário contra o abuso e exploração sexual. Na programação: apresentação dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e palestra com a equipe do CREAS sobre o tema da campanha.

O Seminário é direcionado, principalmente, às pessoas que trabalham com crianças e adolescentes, das áreas da saúde, segurança, educação, além das entidades assistenciais.

O evento terá início a partir das 12h30 com o credenciamento dos participantes.

Postagens mais visitadas deste blog

Neste domingo em Patrocínio aconteceu um mega encontro de praticantes de paintball

Atrações da Expopatrô 2012 está praticamente definido

Comando do Cerrado apresenta esporte novo na cidade