Serra do Salitre inicia construção do planejamento estratégico para pensar desenvolvimento da cidade

O planejamento estratégico será feito baseado na visão de futuro construída coletivamente

No fim de maio a prefeitura de Serra do Salitre (MG) - em parceria com a Agenda Pública e com o Instituto Lina Galvani, organizações que atuam na cidade - realizou um encontro com servidores e representantes da sociedade civil para a primeira etapa da construção do planejamento estratégico integrado do município. Essa etapa teve como objetivo construir a visão de futuro da Serra do Salitre em 2030, em que os cidadãos levantaram ideias para que a cidade possa se desenvolver nesse período e tornar-se uma cidade melhor para todos.

Do encontro para a construção da visão de futuro, que teve como marco inicial a Agenda de Futuro elaborada pelo Instituto Lina Galvani e população de Serra do Salitre em 2015, saíram propostas para diversos seguimentos do município: desenvolvimento social, gestão, serviços, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, economia e turismo. Para a construção do planejamento estratégico serão necessários ainda mais três encontros que acontecem no início de julho na cidade, dos quais sairão os planos de ação do documento.  

O desafio principal do planejamento é ajudar os agentes públicos a olharem para os problemas de forma estratégica, e desenhar caminhos e soluções possíveis estabelecendo relações entre os problemas com ações mensuráveis para o curto, médio e longo prazo envolvendo também a sociedade civil nas decisões tomadas.

O planejamento estratégico municipal junto com o plano plurianual e o plano diretor são peças fundamentais para a orientação e organização de um município. O próprio Estatuto da Cidade prevê a necessidade da realização do planejamento estratégico como ferramenta para a gestão de qualquer município. O documento é muito importante para a gestão, pois permite que a prefeitura aborde as políticas públicas de forma integrada, definindo diretrizes e metas, e levando em conta os diversos aspectos do município. É um instrumento valioso para se pensar o presente e o futuro da cidade de modo a integrar os anseios de todos os cidadãos que vivem em Serra do Salitre.

A construção do documento é a continuação do trabalho das organizações no município. O primeiro passo do trabalho foi sensibilizar a gestão do prefeito Paulo Geovani (PV), servidores e a sociedade civil sobre a importância da parceria com as organizações. O objetivo do trabalho em conjunto é apoiar a gestão pública a definir suas prioridades, aprimorar seus mecanismos de gestão e criar caminhos para alcançar suas metas e responsabilidades, tendo como base o plano de governo do prefeito. Como afirma Sergio Andrade, Diretor Executivo da Agenda Pública, “a preocupação do nosso trabalho é fortalecer as capacidades dos municípios para mobilizar os recursos necessários com o intuito de financiar suas políticas públicas e apoiá-los para coordenar melhor suas políticas”.

Já para Mariney Fátima da Silva Ribeiro, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Serra do Salitre, a expectativa do trabalho em parceria com as organizações é “alinhar os projetos das secretarias com as organizações e poder estabelecer novas parcerias para que a gente possa conversar e realmente criar uma política social para o município”.

Novas ações estão previstas para acontecer nos municípios além do planejamento estratégico: criação do Laboratório de Inovação Social para coprodução de políticas públicas priorizadas durante as atividades de Planejamento Estratégico; diagnóstico participativo da situação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, buscando dinamizá-los e torná-los mais efetivos, respondendo às demandas dos cidadãos para uma melhor prestação de serviços públicos.

O Instituto Lina Galvani atua em Serra do Salitre desde 2009 trabalhando diretamente no fortalecimento da sociedade civil e no aprimoramento da gestão pública. Já a Agenda Pública atua no município desde 2016 e tem apoiado a gestão municipal no desenvolvimento dos seus planos de governo e na melhoria das capacidades das gestões municipais.


Sobre a Agenda Pública
A Agenda Pública é uma OSCIP que trabalha para aprimorar a gestão pública, a governança democrática e incentivar a participação social em todo o território brasileiro. Atua em diversos municípios em todo território nacional.

Sobre o Instituto Lina Galvani
O Instituto Lina Galvani é um instituto empresarial familiar nascido em 2003 dentro do Grupo Galvani, inspirado nos valores da matriarca da família, D. Lina Galvani. Em 2004 receberam o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desde o início, se dedicam a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das localidades nas quais o Grupo Galvani atua. 

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).