NEABI UNICERP DESTACA INFLUÊNCIA AFRICANA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi UNICERP – realizou em 25 de maio o segundo encontro em 2017. O evento aconteceu no Auditório II do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. Foi apresentada a palestra “Religiões de matriz africana: As guardiãs da herança cultural, memória e tradição na formação da sociedade brasileira”, ministrada pelo Prof. Reinaldo Ramos Junior. Estiveram presentes professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Nutrição e Medicina Veterinária do UNICERP.
O palestrante, reconhecido no santo como Júnior de Madé, é sacerdote da Comunidade Omolokô de Patrocínio/MG, localizada no bairro Manuel Nunes. Ele traçou as influências dos povos oriundos da África na formação cultural do brasileiro, explanando sobre a religiosidade, os simbolismos da sabedoria Bantu, a introdução de termos na língua oficial do Brasil, a música e os instrumentos musicais, a culinária, os adornos e o respeito à natureza.
Também esteve presente o terno Catupé Flor de Maio, exibindo a dança e a música como importantes elementos dos rituais religiosos afrodescendentes.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)

http://www.unicerp.edu.br/noticias/neabi-unicerp-destaca-influencia-africana-na-sociedade-brasileira



Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).