UNICERP e Vale Fertilizantes criarão Centro de Pesquisa em Reprodução de Espécies Nativas da Flora do Cerrado


O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, por interveniência da mantenedora, Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, firmou convênio com a empresa Vale Fertilizantes. O acordo prevê a implantação do Centro de Pesquisa em Reprodução de Espécies Nativas da Flora do Cerrado.
O investimento para estruturação do projeto é da Vale Fertilizantes com contrapartida do UNICERP, que será o responsável pela implantação e coordenação dos trabalhos de pesquisa e extensão. O Centro de Pesquisa será de grande importância para a manutenção e melhoria da qualidade ambiental da região. Terá cerca de 3 mil metros quadrados e ficará dentro do campus do UNICERP, logo na entrada da avenida de acesso, em local privilegiado. Os projetos arquitetônico e de engenharia estão em fase de conclusão. A obra será iniciada ainda este mês, com previsão de término em abril de 2018, sendo conduzida pela equipe da FUNCECP, mantenedora do Centro Universitário.
O projeto propõe a construção de laboratório de desenvolvimento vegetal, e toda a infraestrutura para a conservação de sementes e produção de mudas. O Centro de Pesquisa em Reprodução de Espécies Nativas da Flora do Cerrado do UNICERP contribuirá para que sejam produzidos estudos detalhados sobre o bioma. O complexo será apropriado para que professores e alunos possam desenvolver pesquisas científicas, além de ter um espaço para o desenvolvimento de programas de educação ambiental.
Serão trabalhados estudo florístico regional, tecnologia de sementes e produção de mudas nativas do Cerrado, apoio à coleta e distribuição de sementes, recuperação de áreas degradadas e remanescentes naturais, recomposição florística de áreas de preservação permanente e reservas legais, etc. Serão estudadas também espécies e plantas medicinais com valor comercial e a viabilidade técnica, operacional e econômica.
O objetivo do projeto é criar um local em que se possa conservar os remanescentes naturais do Cerrado e, principalmente, trabalhar para aumentar, reestruturar e recompor as áreas degradadas. Esse local irá oferecer uma série de contribuições à melhoria da qualidade ambiental, como: aprimorar e inovar os procedimentos e tecnologias voltadas à multiplicação e propagação das espécies;  difundir o uso de espécies do Cerrado na recuperação de áreas degradadas e na restauração dos remanescentes naturais; estruturar mecanismos de transferência de tecnologia; contribuir para a conservação da biodiversidade do Cerrado, e, realizar projetos voltados à educação ambiental com vistas à sensibilização, conscientização e mobilização para a valorização do Bioma Cerrado.

Segundo o reitor do UNICERP, prof. Dr. Wagner Antonio Bernardes, a parceria pioneira entre a Vale Fertilizantes e a IES torna realidade a criação do Centro de Pesquisa em Reprodução de Espécies Nativas da Flora do Cerrado. “Atenderemos Patrocínio e região, promovendo o desenvolvimento de tecnologia para a preservação e recuperação do bioma Cerrado e principalmente na propagação de ações voltadas à educação ambiental. A comunidade acadêmica agradece a contribuição da Vale Fertilizantes para o desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio”, avalia o Reitor.    


Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).