Tocha Olímpica passará em Patrocínio

Patrocínio vai receber pela primeira vez na história o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Na última quarta-feira (18), o município de Patrocínio foi confirmado como uma das 300 cidades por onde a tocha irá passar. A data e o percurso do revezamento serão confirmados em breve.
A reunião de confirmação aconteceu na Prefeitura e contou com diversos parceiros, como Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de secretários e assessores. Uma grande celebração cultural será preparada para receber a Tocha Olímpica. O evento ainda não tem uma data especifica, mas deve acontecer no mês de maio de 2016.       
 Sobre o Revezamento
 O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias, após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. A Tocha percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais de 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague. O Revezamento termina no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. 
 A chama Olímpica
 Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, e uma skaphia, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao Templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.
 O Revezamento da Tocha Olímpica
 O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.
 A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.
 Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.
 Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.
 O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
 O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.
 A data da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda será definida, mas depois de aterrissar no Brasil, a chama:
 - Viajará o país por cerca de 90 a 100 dias
 - Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal
 - Percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas do país
 - Será carregada por cerca de 12 mil  condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada
 - Atingirá 90% da população brasileira
 Fonte: www.rio2016.com

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).