E se fosse possível recarregar a bateria do smartphone em menos de um minuto?

As baterias dos smartphones estão com capacidade cada vez maior, mas os componentes internos também gastam cada vez mais energia, então a autonomia dos aparelhos raramente passa de um dia. Como resolver esse problema? Talvez a StoreDot, uma startup de Israel, tenha encontrado uma boa solução: eles desenvolveram um carregador capaz de elevar a carga da bateria de menos de 30% para 100% em apenas 30 segundos.
Antes de comentar qualquer coisa, vamos ver o vídeo de demonstração:





Ok, é verdade, trata-se apenas de um paliativo. Isso não corrigirá o problema das baterias dos smartphones acabarem antes do fim do dia e ainda exigirá que você fique caçando uma tomada por aí. Mas pelo menos poderá fazer com que percamos bem menos tempo que as duas ou três horas de hoje — e só isso já nos deixa bastante animados.
O carregador surgiu no departamento de nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv. A mágica do carregamento rápido acontece com o uso de semicondutores biológicos feitos a partir de peptídeos ou cadeias de aminoácidos. E nem custa tão caro: os pesquisadores acreditam que um desses carregadores poderia ser vendido por cerca de 30 dólares.
No momento, o carregador ainda é apenas um protótipo e tem o tamanho de uma fonte de notebook, mas pode diminuir com o avanço das pesquisas. Se tudo der certo com os testes, esses carregadores podem começar a ser vendidos pela StoreDot para vários modelos de smartphones no final de 2016.
A dúvida, agora, é se esses carregadores são realmente viáveis. As baterias atuais têm um número limitado de ciclos de carga e descarga, logo, o uso frequente desse método poderia reduzir muito a vida útil. E, claro, esperamos que esses carregadores não causem incêndios ainda maiores.
Com informações: Wall Street Journal.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).