Casamento e ganho de peso: aspectos cognitivos e comportamentais

Psicólogo Alan Valadares Xavier
CRP 04/40310


Algumas pessoas me enviaram emails pedindo para falar sobre aspectos psicológicos no casamento e ganho de peso. É comum ouvir comentários que toda pessoa que casa engorda, será que tal afirmação tem algum fundamento? Vários fatores contribuem para o ganho de peso depois do casamento, mas o que vai ser abordado nesse tópico hoje são os aspectos cognitivos e comportamentais.
Quando a pessoa se casa ocorre uma mudança no estilo de vida, surgem muitas responsabilidades e compromissos financeiros que não existiam na vida de solteiro, administrar um lar, trabalhar fora entre outras tarefas podem gerar ansiedade e com isso alguns casais acabam descontando a ansiedade na comida.
Em relação a parte comportamental casais que trabalham fora o dia todo costumam comer lanches rápidos, e alimentos gordurosos o que facilita o acúmulo de gordura e ganho de peso. Alguns casais ainda chegam em casa muito tarde e se alimentam antes de dormir, o que também gera gordura já que o organismo fica mais lento enquanto a pessoa dorme.

 Fatores como o excesso de compromisso também pode ser o grande inimigo do casal fazendo que o mesmo não tenha tempo para praticar uma atividade física, deixando de lado até mesmo o cuidado com a estética que tinham antes do casamento. 

A ansiedade gerada pelo excesso de compromissos e responsabilidades ao contrário que muita gente pensa pode fazer tanto o homem quanto a mulher engordar.

Dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental o terapeuta trabalha com a reestruturação cognitiva onde é ensinado ao cliente como identificar e modificar seus pensamentos disfuncionais que geram ansiedade.   

Trabalha-se na parte comportamental com a mudança do estilo de vida, levando o cliente a ter uma vida mais organizada e saudável.

Na terapia é reforçada ainda importância da atividade física, acompanhamento com Nutricionista, auto imagem e auto estima, etc. Aprender a identificar e lidar com os pensamentos que levam ao impulso de comer é o melhor caminho para chegar ao emagrecimento e manter-se magro. Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer com seu cônjuge.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma grande aliada para casais que querem melhorar sua qualidade de vida. 

Para dúvidas e sugestões de temas envie um email para alanvx2@hotmail.com com certeza sua participação será bem vinda!




Postagens mais visitadas deste blog

Atrações da Expopatrô 2012 está praticamente definido

Neste domingo em Patrocínio aconteceu um mega encontro de praticantes de paintball

Comando do Cerrado apresenta esporte novo na cidade