Perdendo Peso : Pouco calórico e rico em fibras, o abacaxi é um aliado da boa alimentação


Uma fruta muito citada no consultório é o abacaxi, porque é muito relacionada ao seu fator diurético, ou seja, ajuda a pessoa a não reter excesso de líquido no organismo e, com isso, aumentar o peso.
É uma fruta refrescante e muito apreciada na culinária, pode ser considerada versátil, pois é usada em preparações doces como salgadas. 100 g de abacaxi fornecem cerca de 50 cal, o que representa poucas calorias. Assim, pode ser uma boa opção de sobremesa ou como lanche entre as refeições.
Rico em potássio (usado prevenção de câimbras), magnésio (importante para a atividade da contração do músculo cardíaco, alivia os sintomas da TPM), cálcio (importante para a prevenção da osteoporose, controle da pressão arterial, contratilidade muscular – a falta de cálcio, assim como a de potássio, pode levar a câimbras), ferro (importante para a prevenção da anemia ferropriva, e como tem a vitamina C o ferro é melhor absorvido), vitaminas A,  B1 e C (vitamina C é um antioxidante importante para o combate de radicais livres que se acumulam no organismo , deixando mais suscetível a doenças cardiovasculares e câncer).
Fornece fibras (celulose) que ajudam na formação do bolo fecal e no funcionamento do intestino. Isso só ocorre quando o abacaxi é comido in natura ou em sucos sem coar.
Rico em bromelina (enzima que tem atividade sobre a digestão da alimentos proteicos e ricos em gordura), ajuda na digestão, por isso se diz que é um alimento digestivo! Existe um mito de que comer abacaxi emagrece, devido à presença da Bromelina, pois algumas pessoas falam que como a bromelina digere a gordura, ela vai queimar esta gordura. Apesar dessa “lenda”, fique atento, pois nenhum alimento queima gordura!
Roseli Ninomiya

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).