NEABI UNICERP DESTACA INFLUÊNCIA AFRICANA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi UNICERP – realizou em 25 de maio o segundo encontro em 2017. O evento aconteceu no Auditório II do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. Foi apresentada a palestra “Religiões de matriz africana: As guardiãs da herança cultural, memória e tradição na formação da sociedade brasileira”, ministrada pelo Prof. Reinaldo Ramos Junior. Estiveram presentes professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Nutrição e Medicina Veterinária do UNICERP.
O palestrante, reconhecido no santo como Júnior de Madé, é sacerdote da Comunidade Omolokô de Patrocínio/MG, localizada no bairro Manuel Nunes. Ele traçou as influências dos povos oriundos da África na formação cultural do brasileiro, explanando sobre a religiosidade, os simbolismos da sabedoria Bantu, a introdução de termos na língua oficial do Brasil, a música e os instrumentos musicais, a culinária, os adornos e o respeito à natureza.
Também esteve presente o terno Catupé Flor de Maio, exibindo a dança e a música como importantes elementos dos rituais religiosos afrodescendentes.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)

http://www.unicerp.edu.br/noticias/neabi-unicerp-destaca-influencia-africana-na-sociedade-brasileira



Postagens mais visitadas deste blog

Neste domingo em Patrocínio aconteceu um mega encontro de praticantes de paintball

Atrações da Expopatrô 2012 está praticamente definido

Comando do Cerrado apresenta esporte novo na cidade