Patrocínio entra na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Ariane Dias   
Quarta, 15 Maio 2013 15:24
Seminário


O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lança no próximo dia 16, a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dentre as atividades previstas estão: passeata, palestras, distribuição de materiais informativos e seminário.

O objetivo é informar e sensibilizar a população para denunciar este tipo de crime, convidando a sociedade a assumir a sua responsabilidade contra o abuso e a exploração de meninas e meninos.

O 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal 9.970/00. Neste ano, o Comitê Nacional de Enfrentamento á Violência Sexual trouxe como slogan “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

Em Patrocínio os adolescentes e crianças vítimas de violência são atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que garante o atendimento psicossocial e orientação jurídica às crianças e adolescentes e suas famílias. O centro de referência é mantido pela Prefeitura, em atenção à  Política Nacional de Assistência Social.

Trabalho educativo- Durante todo o mês foi desenvolvido um trabalho com os adolescentes e crianças assistidos pelos serviços (CREAS, CRAS, CASI e ARCA), com palestras, apresentações de vídeos, dinâmicas, debates e confecções de materiais, pelos quais puderam externar suas ideias sobre o tema, buscando formas de enfrentamento da violência sexual, na tentativa de  garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento sexual de forma segura, livre do abuso e da exploração.

As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio de seus equipamentos também estão realizando visitas às escolas públicas Municipais e Estaduais. São ministradas palestras e entregues de materiais alusivos à campanha, aos alunos do 6º ao 9º e ensino médio.

Passeatas - Na quinta-feira (16), às 15h, uma passeata - preparada pelos alunos do Projovem Adolescente e dos grupos do Cras Dona Emidinha e pelos jovens atendidos pelo CASI - percorrerá as avenidas Odir Aleixo, seguindo pela avenida "A" do Bairro Enéas Aguiar, chamando atenção ao tema.

A concentração sairá do Cras Dona Emidinha e durante todo o percurso serão distribuídos folders.

Na sexta-feira (17), a partir das 16h, os jovens assistidos pelo Projovem Adolescente do Cras Vera Nunes promovem uma passeata saindo em frente ao Cras percorrendo as ruas até próximo à rodoviária.

Blitz – No dia D, 18 de maio, toda a equipe da Secretaria realizará uma blitz educativa a partir das 8h em frente ao Banco do Brasil, com distribuição de folders informativos.

Seminário - Na segunda-feira (20) acontece no auditório Geraldo Campos o Seminário contra o abuso e exploração sexual. Na programação: apresentação dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e palestra com a equipe do CREAS sobre o tema da campanha.

O Seminário é direcionado, principalmente, às pessoas que trabalham com crianças e adolescentes, das áreas da saúde, segurança, educação, além das entidades assistenciais.

O evento terá início a partir das 12h30 com o credenciamento dos participantes.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).