Juiz suspende efeitos da eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais


Na foto o presidente eleito e empossado e no detalhe o candidato da chapa 2, Amarildo Maranhão

O Juiz Sérgio Alexandre Rezende Nunes deferiu o Pedido de Antecipação de Tutela que foi protocolado na Justiça do Trabalho pelo associado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Joaquim Antônio da Cruz, alegando que dos vários associados que compõe a chapa 1, que foi eleita, a maioria integra a comissão eleitoral e a própria chapa vencedora e que a eleição ocorrida em 24 de novembro de 2013 é nula por afrontar normas do Estatuto e do Regimento Interno.

Na eleição, ocorrida numa tarde chuvosa de domingo, dos 1.920 associados com condições a voto compareceram 646 sendo que a chapa 1 encabeçada por Odirley Magalhães obteve 356 votos contra 284 da chapa 2,  que tinha como candidato a presidente Amarildo Maranhão. A chapa 2, contesta, e reclama que só teria validade se participassem 50% mais 1 com capacidade para votar, ou seja, 961 votantes.

O Juiz Sérgio Alexandre Rezende Nunes exclui do processo os seguintes membros da comissão eleitoral: Marlene dos Reis; Mabel Chagas dos Reis; Iris Maria Caixeta de Almeida e José Maria da Rocha. Diz ainda o despacho do juiz: "Assim, examino o requerimento do autor como medida cautelar incidental e concedo-lhe a cautelar".

Por outro lado, uma vez que os réus não foram citados (integrantes da chapa 1 contestados pela chapa 2) citem os réus 1, 7 até 13 (o presidente eleito e empossado Odirley e integrantes da chapa 1) para audiência no dia 13 de fevereiro. Diz ainda o despacho do Juiz Alexandre: "Oficie-se ao Sindicato réu, comunicando-lhe que, por força da liminar concedida, estão suspensos os efeitos da eleição Sindical ocorrida em 24-11-2013".

A nossa reportagem procurou o presidente eleito e empossado do Sindicato dos Trabalhadores, Odirley Magalhães, que disse que vai comparecer e fazer sua defesa no dia 13 de fevereiro e que acredita que a justiça lhe será favorável, pois ao termino da eleição houve um acordo de cavalheiros entre integrantes da chapa 1 e 2 para validar a eleição, mesmo que não houve o quórum mínimo. Odirley, mesmo se mostrando esperançoso numa decisão favorável, disse que não vai recorrer se a decisão judicial lhe for contrária.

A nossa reportagem ouviu o produtor Amarildo Maranhão, candidato a presidente pela Chapa 2,  pelo telefone e ele nós afirmou que quem entrou na justiça não foi a sua chapa, mas o associado Joaquim Antônio da Cruz, representando os demais, por se sentir indignado com a forma que o resultado da eleição foi oficializado, contrariando o estatuto. Por outro lado, Amarildo mostrou a sua posição pessoal ao afirmar, que "tal decisão de fato afronta normas do Estatuto e do Regimento Interno do Sindicado dos Trabalhadores Rurais e que isso sirva de exemplo para outras entidades, para que um processo eleitoral se observe todas as normas".

POL

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Carlinhos, referência nacional do ciclismo, está de volta às pistas

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).